domingo, 6 de julho de 2008

A REVOLUÇÃO FLASH

O DEDO DO DONO
Garantir que ninguém acesse informações valiosas guardadas no pen drive é um problema para os donos desses aparelhos. No Bio Drive da Kanguru, parte do conteúdo armazenado é protegida por um código e só pode ser acessada depois que a impressão digital do dono é reconhecida pelo dispositivo. Armazena até 2 gigabytes de informação e pesa só 19 gramas. Custa 280 dólares.

GUARDADO PARA SEMPRE
Um tipo de cartão de memória flash de baixo custo oferece uma nova possibilidade de uso: serve para guardar de forma permanente as fotos feitas com câmeras digitais. Substitui os CDs graváveis, que estragam com facilidade. Também poupa tempo, pois não é preciso baixar as imagens primeiro no computador. Elas ficam armazenadas direto no cartão, que funciona como um arquivo pessoal. O modelo da Sandisk de 128 megabytes custa 18 dólares.

AGORA, NO NOTEBOOK
A Samsung lançou o primeiro notebook com memória flash no lugar do HD. O Q30-SSD tem 32 gigabytes de capacidade de armazenamento. A memória flash é mais veloz, mais leve e gasta menos energia do que os HDs tradicionais. O Windows carrega 50% mais rápido com a memória flash. O melhor de tudo: não tem aquele barulhinho irritante do disco rígido girando. Custa 3.700 dólares.

CONHEÇA AS EXTENSÕES DE ARQUIVOS MAIS COMUNS

Todos nós já encontramos alguma vez um arquivo cuja extensão desconhecíamos e sequer sabíamos que programa usar para abri-lo. Confira aqui a lista com algumas das extensões mais conhecidas.
.arj - um dos formatos de compressão mais antigos, ainda que hoje em dia não seja muito usado.
O programa Arj descomprime esses arquivos.
.asf - arquivo de áudio ou vídeo executável com o Windows Media Player.
.asp - Active Server Pages. Formato de páginas Web, capazes de gerar conteúdo de forma dinâmica.
.avi - arquivo de vídeo. É o formato dos arquivos DivX. Windows Media Player, Real Player One e The Playa são os mais usados para vêlos.
.bmp - arquivo de imagem, pode ser aberto em qualquer visualizador ou editor de imagens. Sua
desvantagem é o grande tamanho dos arquivos em relação a outros formatos otimizados. Provém do ambiente Windows.
.bak - cópia de segurança. Alguns programas, quando realizam modificações em arquivos do sistema, costumam guardar uma cópia do original com essa extensão.
.bat - é uma das extensões que junto a .com e .exe indica que esse é um arquivo executável em Windows. Costuma executar comandos de DOS.
.bin - pode ser um arquivo binário, de uso interno para algumas aplicações e portanto sem possibilidade de manipulação direta, ou de uma imagem de CD, mas nesse caso deve ir unida a outro arquivo com o mesmo nome mas com a extensão .cue.
.cab - formato de arquivo comprimido. Para ver o conteúdo, é preciso usar um programa compressor/descompressor.
.cdi - imagem de CD gerada por DiscJuggler.
.cfg - tipo de arquivo que geralmente serve de apoio a outra aplicação. Normalmente se escrevem nele as preferências que o usuário seleciona por default (padrão).
.com - arquivo executável em ambiente DOS.
.dat - arquivo de dados. Normalmente armazena informações usadas de forma interna por um programa do qual depende. Costuma ser modificado com qualquer editor de texto.
.dll - este tipo de arquivo é conhecido como biblioteca. Costuma ser utilizado pelo sistema operacional de forma interna, para, por exemplo, permitir a comunicação entre um modem e o computador (driver).
.doc - arquivo de texto capaz de armazenar dados referentes ao formato do texto que contém. Para editá-lo é preciso ter o Microsoft Word ou a ferramenta de sistema Wordpad (bloco de notas), entre outros editores de texto.
.dxf - arquivo importado pela maioria dos programas de modelagem 3D.
.exe - arquivo executável. Qualquer programa que queiramos instalar em nosso computador terá essa extensão. Fazendo clique duplo sobre um arquivo com esta extensão iniciamos um processo de instalação ou um programa.
.eps - Encapsulated Postscript. Arquivo de imagens exportadas por grande variedade de programas gráficos como Photoshop, QuarkXPress, Freehand e Illustrator.
.fhx - arquivo de Freehand. O x indica a versão do programa que gerou o arquivo. Assim, a versão 9 do Macromedia Freehand geraria um arquivo .fh9.
.fla - arquivo do Macromedia Flash.
.gif - arquivo de imagem comprimido. Editável com qualquer software de edição de imagem.
.html - Hiper Text Markup Language. Formato no qual se programam as páginas Web. É capaz de dar formato a texto, acrescentar vínculos a outras páginas, chamar imagens, sons e outros complementos. Editável com um editor de textos ou software específico.
.hlp - arquivo de ajuda que vem com os programas.
.ini - guardam dados sobre a configuração de algum programa.
.ico - arquivo de ícone do Windows.
.jpg - arquivo de imagem comprimido, pode ser editado em qualquer editor de imagens.
.js - arquivo que contém programação em JavaScript,utilizado em geral pelos navegadores e editável com qualquer editor de texto.
.log - arquivo de texto que registra toda a atividade de um programa desde que o mesmo é aberto.
.lnk - acesso direto a uma aplicação em Windows. Provém da palavra link (conexão).
.max - arquivo original do programa 3DstudioMax.
.mdb - arquivo de base de dados geralmente gerada pelo Microsoft Access.
.mid - arquivo de áudio relacionado com a tecnologia midi.
.mp3 - formato de áudio que aceita compressão em vários níveis. O reprodutor mais famoso para estes arquivos é o Winamp, ainda que também se possa utilizar o Windows Media Player.
.mpg - arquivo de vídeo comprimido, visível em quase qualquer reprodutor, por exemplo, o Real One ou o Windows Media Player. É o formato para gravar filmes em formato VCD.
.mov - arquivo de vídeo que pode ser transmitido pela Internet graças à tecnologia Apple Quicktime.
.nrg - arquivo de imagem de diso geralmente gerada pelo software de gravação de CDs Nero Burning Rom.
.ogg - formato de áudio comprimido de melhor qualidade que o mp3 e que pode ser reproduzido
no Winamp a partir da versão 3.
.ole - arquivo que aplica uma tecnologia própria da Microsoft para atualizar informação entre suas aplicações.
.pdf - documento eletrônico visível com o programa Adobe Acrobat Reader e que conserva as mesmas propriedades de quando foi desenhado para sua publicação impressa. Os manuais online de muitos programas estão nesse formato.
.php - arquivos de páginas Web dinâmicas. É, por sua vez, uma linguagem de programação que permite transladar para a Web conteúdo armazenado em bases de dados.
.pic - arquivo de imagem editável em qualquer editor de imagens.
.png - arquivo de imagem pensado para a Web que se abre com praticamente todos os programas de imagens.
.ppt - arquivo do software de apresentações PowerPoint, da Microsoft.
.qxd - arquivo do software de editoração QuarkXPress.
.rm - arquivo de áudio do Real, codificado de forma especial para ser transmitido pela Rede graças à tecnologia da Real Networks.
.rar - formato de compressão de dados muito popular e que pode ser manipulado pelo Winrar, entre outros.
.rtf - Rich Text Format, ou formato de texto enriquecido. Permite guardar os formatos de texto mais característicos. Pode ser gerado e editado no WordPad e outros.
.reg - arquivo que guarda informação relativa ao Registro do Windows. Costumam conter dados relativos a algum programa instalado no sistema.
.scr - extensão dos protetores de tela que funcionam em Windows e que costumam encontrar-se
na pasta em que está instalado o sistema.
.swf - Shockwave Flash. Formato muito utilizado e facilmente encontrado na Web. Permite sites ricos em animação e som, gerando pequenas aplicações interativas. Para poder vê-los, é preciso ter instalado o plugin da Macromedia.
.txt - arquivo de texto que se abre com qualquer editor de texto.
.ttf - True Type Font. Arquivo de fontes. Os tipos de letras (fontes)instalados no sistema utilizam principalmente esta extensão.
.tif - arquivo de imagem sem compressão. Costuma ser usado para o armazenamento de imagens em alta resolução.
.tmp - arquivos temporários. Se não estão sendo utilizados por algum processo do sistema, o normal é que possam ser eliminados sem nenhum problema.
.vob - arquivos de vídeo de alta qualidade, é usado para armazenar filmes em DVD.
.wab - arquivos nos quais o Microsoft Outlook guarda o caderno de endereços.
.wav - arquivo de áudio sem compressão. Os sons produzidos pelo Windows costumam estar gravados neste formato.
.wri - arquivo de texto com formato gerado pelo editor de texto do sistema, o WordPad.
.zip - talvez seja o formato de compressão mais utilizado. O programa mais popular para comprimir e descomprimir este arquivos é o WinZip.

Dica: como abrir arquivos com programas alternativos
Por padrão, ao clicar duas vezes com o mouse sobre um arquivo este se abre com um programa que lhe seja associado. Por isso é que, por exemplo, os arquivos .doc sejam abertos automaticamente com o Word e os .jpg (formato de imagens) sejam executados em algum editor de imagens. Mas pode acontecer que a pessoa queira abrir este arquivo .jpg com o navegador Internet Explorer. Para isso, será necessário clicar sobre o arquivo com o botão direito do mouse, escolher a opção Abrir com... e escolher o programa adequado. Quem tem versões mais antigas do Windows, que deve seguir o passo anterior com a tecla Shift pressionada.

INTERFACES


São as conexões que realizam a comunicação com osperiféricos. Serial, Paralela, USB, USB 2.0, Firewire, PS/2, Mini Dimm, VGA, RJ 45, RJ 11. é o conjunto de características com o qual os ultilizadores interagem com as máquinas, dispositivos, programas de computador ou alguma outra ferramenta complexa. Ela fornece métodos para: entrada, permitindo ao utilizador manipular o sistema, ou saída permitindo ao sistema produzir os efeitos (as respostas) das ações do utilizador.

PLACA MÃE


É onde ficam conectados todos os componentes do computador. É o barramento. Também denominada mainboard ou motherboard, é uma placa de circuito impresso eletrônico/electrónico. É considerado o elemento mais importante de um computador , pois tem como função permitir que o processador se comunique com todos os periféricos instalados. Na placa-mãe encontramos não só o processador, mas também a memória RAM , os circuitos de apoio , as placas controladoras, os conectores do barramento PCI e os chipset, que são os principais circuitos integrados da placa-mãe e são responsáveis pelas comunicações entre o processador e os demais componentes.

DISPOSITIVOS DE ENTRADA E SAÍDA

Como tudo que é produzido pelo computador é expresso em 0 e 1, tornase necessário fazer com que esses resultados se comuniquem com o mundo exterior, de preferência de forma que o usuário possa compreender. Para tal comunicação se concretizar, podemos acoplar à máquina dispositivos de entrada e saída de dados. Os dispositivos de entrada e saída tem como funções básicas:
•a comunicação do usuário com o computador;
•a comunicação do computador com o meio ambiente (dispositivos externos a serem monitorados ou controlados);
•armazenamento (gravação) de dados.

Entrada:
Teclado - Lê os caracteres digitados pelo usuário
Mouse - Lê os movimentos e toque de botões
Drive de CD-ROM - Lê dados de discos CD-ROM
Microfone - Transmite sons para o computador
Scanner - Usado para o computador "ler" figuras ou fotos

Saída:
Vídeo - Mostra ao usuário, na tela caracteres e gráficos
Impressora - Imprime caracteres e gráficos
Alto-falante - Realiza comunicação com o usuário através de som

Entrada e Saída:
Discos Rígidos/Disquetes - Gravam e lêem dados
Unidade de fita magnética - Grava e lê dados em fitas magnéticas
Modem/Placa de rede - Transmitem e recebem dados pela linha telefônica/rede

sábado, 5 de julho de 2008

MÉMORIAS

MEMÓRIA PRINCIPAL
Memória ROM – Read Only Memory
•Não Volátil
•Armazena dados de controle do computador (setup).

Memória RAM – Random Access Memory
•Volátil
•Armazena os dados que estão sendo processados
•Armazena os programas que estão sendo executados

MEMÓRIA SECUNDÁRIA
Disco Rígido (o famoso HD)
•Principal meio de armazenamento de massa
•Possui grande capacidade de armazenamento
•Utiliza o acesso direto
•Possui melhor taxa de transferência

Disquete
•Portável
•Capacidade de 1,44 Mb

CD-Rom
•Portável
•capacidade de 700 mb

DVD-Rom
•Portável
•Capacidade de 4.7 GB

Mémoria Flash (USB)
•Muito Portável
•Capacidades diversas

Fita Dad
Historicamente a fita magnética foi o 1º meio de armazenamento de massa. Sempre com grande capacidade evoluíram para fita dat, muito usadas em procedimentos de backups. O acesso aos dados é feito de forma seqüencial. Por não serem muito acessadas, são muitas vezes referenciadas como memória terciária.

CPU/UCP

Microprocessador = CPU
Um microprocessador nada mais é que uma CPU inteira dentro de um único chip.

Exemplo
:
8088 - 29.000 transistores 4.7 MHz
Pentium 4 - 42.000.000 transistores 3.2
Grande evolução - 40.000% !

A CPU é formada por várias partes distintas:
• Unidade de controle
• Unidade de lógica e aritmética
• Registradores
•(a) - ACUMULADOR
•(b) - REGISTRADOR DE INSTRUÇÃO
•(c) - APONTADOR DE INSTRUÇÕES
• Co-processador aritmético
• Memória Cache

ORGANIZAÇÃO DE SISTEMAS DE COMPUTADORES


•UCP •Memória •Periféricos de entrada e saída •Sistema Operacional

ARQUITETURA BÁSICA DE UM COMPUTADOR

O que é Arquitetura?
Conjunto de elementos que perfazem um todo; estrutura, natureza, organização.

Como a informação é representada?
Bit- Binary Digit - Número que pode representar apenas dois valores: 0 e 1 (desligado e ligado).
Byte – Binary Term - Grupo de 8 bits. Pode representar valores numéricos entre 0 e 255. Pode também ser usado para representar caracteres. Cada caracter ocupa um byte.
01000001=> A, 01000010=> B, 01000011=> C
1 caracter = 1 Byte

Como a informação é quantificada?
1 K - Kilobyte = 1.024 Bytes
1 Mb - Megabyte = 1.048.576 Bytes
1 Gb - Gigabyte = 1.073.741.824 Bytes
1 Tb - Terabyte = 1.099.511.627.776 Bytes
1 Pb - Petabyte = 1.125.899.906.842.620 Bytes
Exemplos:
1 música no CD (4 min) = 20Mb
1 música em MP3 (4 min) = 4Mb
1 texto do Word (3 pág) = 100K
1 filme completo (90min) = 1 Gb

HISTÓRICO DOS ANOS 70 - MICROPROCESSADORES


GORDON MOORE, PRESIDENTE DA INTEL DISSE, NOS ANOS 70, QUE A CADA 18 MESES O PODER DE PROCESSAMENTO DOS PROCESSADORES DOBRARIA. FICOU CONHECIDA COMO LEI DE MOORE.

GERAÇÕES DE COMPUTADORES

1a Geração de Computadores: Os computadores criados entre 1940 e 1959, com base em válvulas (por isso se fala em fim da Era das Válvulas em 1959).

2a Geração de Computadores: Computadores criados entre 1959 e 1965. William Shockley (1947 BELL Labs) apresenta o transistor, 100 vezes menor que a válvula. Não precisava de tempo para aquecimento. Consumo de energia menor. Mais rápido. Mais confiável. Assim passamos a ter computadores transistorizados:
o Tradic – Bell Labs
o IBM 1401 (10.000 um vendidas)
o IBM 7094 - totalmente transitorizado
o DEC – Digital Equipament Corporation – PDP-1
o 1960 – É desenvolvido o computador em tempo real
o 1961 – Chega ao Brasil o primeiro computador
o 1963 – DEC: PDP-5 U$ 120.000 / UNIVAC 1105 – IBGE
o 1964 – American Airlines Reservas

3a Geração de Computadores: Computadores baseados em Circuitos Integrados (CI).
1958 - Jack Kilby criou o primeiro circuito integrado na Texas Instrument para provar que resistores e capacitores poderiam existir num mesmo pedaço de material semicondutor.
1964 – IBM 360.
1965 – DEC - PDP-8.
1966 – HP2115.

ESCALA DA INTEGRAÇÃO
Escala - (Densidade) - Época
SSI – Small Scale of Integration - (10) - Início dos anos 60
MSI – Medium... - (100) - Final dos anos 60
LSI – Large... - (1 K ) - Início dos anos 70
VLSI – Very Large... - (1 M) - Início dos anos 80
ULSI – Ultra Large - (0-100M) - Anos 90

IBM's DOMINAM !


ERA TEMPO DE IBM GALERA!!!!!!!!
Histórico 1953 - IBM 701: 19 unidade vendidas
Histórico 1954 - IBM 650:1o computador fabricado em série. Previsão inicial de 50 unidades (mais do que a quantidade total de computadores da época). Mais de 1.000 unidades vendidas. Pesava +/- 800 Kg. Ocupava menos de 3m2. Realizava 1.300 somas e 100 multiplicações por segundo.

OLHA O UNIVAC I !

MODELO DE JOHN VON NEWMAN


JOHN NEWMANN

Histórico 1945/1950 -  John Von Newmann : Criou o modelo seguido pelos computadores de hoje. Introduziu novos conceitos à Informática. Operações com números binários. Instruções e dados podem ser armazenados e manipulados internamente.

Histórico 1949 - Utilizavam conceitos de Von Newman e operavam de modo binário: EDSAC (ELETRONIC DELAY STORAGE AUTOMATIC COMPUTER) Construído na Ingraterra; EDVAC (ELETRONIC DISCRETE VARIABLE AUTOMATIC COMPUTER) Construído na Universidade de Pensilvânia.

Histórico 1951/1954 - UNIVAC I (UNIVERSAL AUTOMATED COMPUTER): Utilizado no censo americano. 1o a utilizar os conceitos de Von Newman em escala comercial. Criado pelos inventores do ENIAC. Foram comercializadas 15 unidades. Ocupava +/- 20 m2 e pesava 5 ton. Em 1954 processou a folha de pagamento da GE. U$ 1.000.000. 1.950 operações por segundo.

ENIAC - 1946


Histórico 1946 - ENIAC (Universidade da Pensilvânia)
ELETRONIC NUMERIC INTEGRATOR ANALYSER AND COMPUTER
Totalmente eletrônico. 17.468 válvulas. + U$ 500.000. 30 toneladas de peso. 180 m² de área construída. 5,5 m de altura. 25 m de comprimento. 5.000 adições e 200 multiplicações p/s. Programação por meio de fios.

VEJAM O MARK I !

DE FLEMING A MARK

Histórico 1905 - J. Ambrose Fleming: Diodo, criados em 1905, sãofechados a vácuo, detectam apassagem ou não de correnteelétrica e materializam o BIT (BInary digiT, ou dígito binário).

Histórico 1937/1939 - Atanastoff Berry Computer (ABC): O professor Jonh Atanastoff desenvolveu o primeiro protótipo de um computador eletrônico digital utilizando válvulas.

Histórico 1937/1944 - Konrad Zuse: Funcionando com relés eram computadores digitais
eletromecânicos o Z3 foi destruído durante e II guerra.

Histórico 1943 - Alan Turing – COLOSSUS I: Computador britânico criado com fins militares. Utilizava cerca de 2.000 válvulas.

Histórico 1944 - Mark I: Projetado em 1937. Eletromecânico. 18m de comprimento. 2m de largura. Parceria entre Harvard, IBM e US Navy. 70 toneladas. Constituído por +/- 700.000 peças. 800 Km de fios

sexta-feira, 4 de julho de 2008

DE PASCALINE A MARCONE

Histórico 1623 - Relógio Calculator
Wilhel Schickard inventou uma calculadora capaz de somar e subtrair números de até 6 dígitos. Da mesma forma que um velocímetro analógico.

Histórico 1642 /1673 - Pascaline: O matemático francês, Blaise Pascal, aos 18 anos, criou a Pascaline que (similarmente ao Relógio Calculador) executava operações de soma e subtração em números de até 8 dígitos. Em 1671 o matemático alemão Gottfried Wilhelm Von Leibnitz aprimorou a Pascaline incluindo multiplicação, divisão e raiz quadrada.

Histórico 1790 - Telégrafo de Chape.

Histórico 1801/1805 - Máquina de Tear com Cartões Perfurados: O matemático francês Joseph Marie Jacquard criou uma máquina de tecelagem que funcionava por meio de cartões perfurados. Em 7 anos já haviam 11.000 teares funcionando na França.

Histórico 1818 - Arithmómetre de Thomas: Em 1818 o francês Charles Xavier Thomas de Colmar inventou um calculador que permitia efetuar cálculos complexos, por pessoas pouco experientes, num intervalo de tempo reduzido. Foi comercializado até 1920.

Histórico 1822 - Charles Babbage / Lady Lovelace: Idealizadas por Charles Babbage as máquinas, diferencial e analítica não chegaram a funcionar porém inspiraram equipamentos desenvolvidos posteriormente. Considerado o “Pai do Computador”. Maq diferencial: x2 + 3x + 20 em 11/1991 (200 anos de Babbage).

Histórico 1832 - Telegrafo Morse.

Histórico 1850 - Cabo entre GB e Europa.

Histórico 1858 - Cabo entre Conceitos de: EUA e Inglaterra.


Conceitos de: memória (armazém) e processamento (moinho).

Histórico 1847 - George Boole: Em 1847 Boole publicou o livro “The Mathematical Analysis of Logic”, criando conceitos de lógica simbólica demonstrando que a lógica podia ser representada por equações algébricas. Em 1937, Claude Shannon estabeleceu a ligação entre a álgebra booleana e os circuitos eletrônicos.

Histórico 1868 - Máquina de escrever.

Histórico1976 - Telefone Bell.

Histórico 1880 - Herman Hollerit: Em 1880 os dados do censoamericano levaram 7 anos e meiopara serem compilados manualmente. Herman Hollerit (funcionário do censo) criou uma máquina capaz de tabular e ordenar cartões perfurados e os dados do censo de 1890 foram processados em 2 anos e meio.

E MAIS HISTÓRICOS...
Historico1896 - Tabulation Machine Company.


Histórico 1914 - Computing Tabulation Machine Company.

Histórico 1924 - Internacional Business Machine.

Histórico 1887 - Heinrich Hertz descobriu as ondas eletromagnéticas.

Histórico 1894 - Marcone faz a primeira transmissão sem fio (7m).

Histórico 1895 - Marcone transmite 1 milha.

Histórico 1898 - Criado o primeiro gravador magnético.

Histórico 1899 - Marcone transmite entre França e Inglaterra.

domingo, 1 de junho de 2008

INTRODUÇÃO

“Computadores não são mágicos, mas freqüentemente parecem realizar tarefas difíceis de acreditar, substituindo dias de trabalho humano por segundos de processamento. O computador, essa ferramenta de trabalho já quase universal, aumenta a produtividade, organiza operações, agiliza os serviços de escritório e produz informação para tomada de decisões. A informática, que torna a INFORmação autoMÁTICA, não deve intimidar e tampouco iludir. Ela e computadores foram criados para resolver problemas e auxiliar pessoas. A cada novo lançamento está ficando mais fácil e mais barato utilizá-los e as recompensas do uso apropriado também estão crescendo.”
Fernando de Souza Meirelles, 1994

DA CALCULADORA AOS CARTÕES PERFURADOS

Relógio Calculator - Wilhel Schickard inventou uma calculadora capaz de somar e subtrair números de até 6 dígitos. Da mesma forma que um velocímetro analógico.

HISTÓRICO - 1642/73
O matemático francês, Blaise Pascal, aos 18 anos, criou a Pascaline que (similarmente ao Relógio Calculador) executava operações de soma e subtração em números de até 8 dígitos. Em 1671 o matemático alemão Gottfried Wilhelm Von Leibnitz aprimorou a Pascaline incluindo multiplicação, divisão e raizquadrada.

HISTÓRICO - 1790
Telégrafo de Chape


HISTÓRICO 1801/05
Máquina de Tear com Cartões perfurados. O matemático francês Joseph Marie Jacquard criou uma máquina de tecelagem que funcionava por meio de cartões perfurados. Em 7 anos já haviam 11.000 teares funcionando na França.

O ÁBACO E NAPIER

Computador: [Do latim computatore.]. S. m. Aquele que faz cômputos, que calcula. Computador eletrônico: processador de dados com capacidade de aceitar informações, efetuar com elas operações programadas, fornecer resultados para resolução de problemas. Dividem-se em dois grandes grupos: computadores analógicos e digitais. Quanto à evolução tecnológica, podem ser divididos em: computadores de 1ª. geração - utilização de válvulas; de 2ª. geração - utilização de transistores; de 3ª. geração - utilização de circuito integrado.
(Dicionário Aurélio Eletrônico)

HISTÓRICO 2.000 a.c.
O ÁBACO Há mais de 2.000 anos a.c. esta ferramenta de cálculo já existia na Babilônia e ainda hoje é utilizada na China (suan pan) e no Japão (soroban).

HISTÓRICO - 1610/17 Séc. XVII

Napier Bones (Ossos de Napier) Scotman John Napier além de descobrir o logarítimo, inventou um sistema de cálculo baseado em réguas que ao serem giradas e colocadas em placas especiais multiplicavam, dividiam e calculavam as raízes quadrada e cúbica. Foram utilizados até 1970.